Livro: A cidade do sol

segunda-feira, julho 29, 2013 by


Título: A cidade do sol
Autor (a): Khaled Hosseini
Editora: Nova fronteira
Páginas: 364

Sinopse: Mariam tem 33 anos e viveu metade de sua vida num casebre isolado, distraindo-se com as flores, os mosquitos e as pedras de um riacho. Quando ela tinha 15 anos, sua mãe morreu e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Na grande cidade, Mariam cumprirá seu destino de mulher: servir ao marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser, Laila." Sua mãe preocupa-se com os filhos que partiram para lutar contra os soviéticos, e esquece que a menina precisa tanto de sua atenção como os rapazes de suas preces. Laila vai à escola todos os dias, é inteligente, sonha com países distantes e com seus amigo, Tariq. Sempre soube que a vida era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontada pela turbulência da história de um país, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram e estão absolutamente sós, com suas expectativas sobre a vida viradas de cabeça para baixo. A partir desse momento, embora o acaso - e também o ódio e a insensatez - continue a decidir seus passos, uma outra história começa a ser contada. Aquela que apaga as fronteiras entre países, entre idéias, entre Ocidente e Oriente, entre justo e injusto, amor e ódio, bem e mal, entre homens e mulheres.


Vamos começar falando da capa. Acho essa ilustração linda, as duas pessoas caminhando em direção ao sol, muito bem pensado; as cores, os variados tons, tudo se encaixa perfeitamente. Gosto da capa por ela ter esse estilo bastante tradicional.

Nas estética das páginas não tem nada de mais, só o número com o capítulo. Em cada capítulo Khaled vai dividindo as narrações com um pequeno detalhe que parece uma folha.


De cara eu não me encantei pelo livro, ganhei de presente e fui logo ler. Mais a sinopse não chamou tanto a minha atenção, achei que seria um livro comum (eu estava MUITO errada). No desenrolar dos capítulos eu comecei a me encantar e a gostar dos personagens, ficava torcendo pelos desejos de Laila e Mariam, pelo reencontro, torcia pelo mal de Rashid.

O que mais gosto do livro é que além de contar uma história linda sobre Laila e Mariam, ainda dá pra aprender bastante sobre a história do Afeganistão, as guerras, os bombardeios, as mortes. Conta tudo de uma maneira bem natural de como foi viver lá em meio a toda a guerra, falando através de noticiários, jornais e até de episódios nas ruas. 



É um livro com uma história bem grande, tem 51 capítulos e IV partes. Começa contando a história de Mariam, depois a história de Laila e depois a história das duas juntas. No capítulo IV conta a melhor parte que é um misto de todas as histórias. Este é um livro do tipo ame ou odeie, eu fico no meio termo, leria quantas vezes fosse possível, porque a história realmente me encantou.


"E seguiu tocando a vida. Porque no fundo, sabia que era tudo o que podia fazer. Viver e ter esperança."

Todas as fotos do post foram tiradas por mim, não repasse e nem reuse sem os devidos créditos.

A cidade do sol é um livro lindo e encantador, a história flui muito bem, Hosseini narra de um jeito emocionante a história das duas mulheres, eu me senti como elas, vivi a história junto com elas. Vale muito a pena ler, recomendo à todos.
                                                                                                                     

0 comentários:

Postar um comentário