Planos de estudo

quarta-feira, março 13, 2013 by
Olá meninas, primeiro post da nossa tag sobre vestibular e eu decidi falar de uma coisa muito importante: Planos de estudo. Não adianta nada estudar muuito e não conciliar isso com sua vida. Vou dar algumas dicas simples que vão ajudar muito.

Primeiramente você tem que saber o que você quer fazer na faculdade, esse é o primeiro passo antes de tudo. Você estuda? Trabalha? Tem alguma coisa que faz durante a semana?

Essas são as perguntas que se deve fazer, a maioria dos professores indicam que se estude 8 horas por dia, mais isso vai de acordo com a necessidade de cada um, eu por exemplo estudo 8 hrs, mais isso não é todo dia, tenho outras obrigações! Você deve ver quais as matérias que você tem mais dificuldade e quais matérias irá ser mais cobrada na sua prova de vestibular, as matérias que tem mais peso. Dependendo da faculdade e da profissão que você escolher, você precisará fazer uma prova específica, que cai só determinadas matérias, por isso você deve ver em quais matérias você se dá melhor pra escolher a profissão de acordo com o seu desempenho.

Se você estuda (escola) você deve conciliar os estudos para o vestibular com os estudos para a escola (mais isso será falado em outro post).

Material de estudo

Se você faz cursinho, faça bom uso do material que eles dão, é bem resumido e focado. Dependendo do curso escolhido estude bastante as matérias específicas, mais não deixe as outras matérias de lado. Invista nos materiais; livros, apostilas, revistas. Se você acha que tem mais dificuldade nas matérias exatas estude mais elas, faça cálculos, exercícios; o mesmo deve acontecer com outras áreas.

Por onde começar

Mantenha o foco, foque realmente no que você quer. Estude pensando que você vai enfrentar o mundo... Faça avaliações, provas de vestibulares anteriores são fáceis de encontrar na internet. Se tiver alguma dificuldade em determinada matéria, dedique mais tempo e invista mais nesta matérias. Leia bastante livros, os vestibulares indicam alguns desses livros.  Mesmo que eles não indiquem, leia livros que possa te transmitir algo, isso será bom para você realizar uma boa redação.

Organização

Organize o seu dia-a-dia, veja o que vai fazer e se organize para estudar. O ideal é fazer uma revisão semanal do que você vai fazer e estudar as matérias que você precisa de acordo com a sua vida e com a sua necessidade.

No final disso tudo o meu horário ficou assim:


Nos dia livres são os dias que eu posso fazer o que quiser, sair, estudar, revisar assuntos etc..
Esses tracinhos --- é um descanso, como segunda é sempre um dia muito cansativo eu estudo pouco nesses dias. Como vocês podem ver as matérias que mais tem são as de exatas que eu tenho mais dificuldade e são também as que tem mais peso em relação a faculdade que eu vou escolher.

Se repararem bem nas horas vão ver que tem intervalos, não sigo a risca, ás vezes estudo e nem lembro dos intervalos, eu coloquei isso caso eu queira comer alguma coisa, pesquisar algum assunto na internet, pra atividades de casa mesmo, banho, comida...

Espero ter ajudado. Teremos muito mais post sobre vestibular aqui no blog, se tiverem alguma dúvida é só falar nos comentários, um beijo!

                                                                                                                     




2 comentários:

  1. Nossa eu lembro do ano do vestibular, eu não fiz cursinho estudei todos os dias que foram possíveis, deixei de sair para estudar, e valeu super a pena pq eu fui aprovada em 4 faculs e hoje estudo Design de Moda :)
    http://sonhodeestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir